Procedimentos para a Finalização do Curso de Mestrado
Após a Defesa da Dissertação, a conclusão do curso de Mestrado no PPGPsico segue obrigatoriamente a ordem abaixo. Cada etapa depende da finalização correta da etapa anterior.
1. Aprovação da Dissertação e registro da Ata de Defesa
- Responsável: Orientador(a)
- Sistema: SEI/UFMS
- Observação: A Ata deve ter sido assinada por todos os membros da banca, inclusive os externos à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2. Aprovação na disciplina “Dissertação de Mestrado”
3. Cadastro do Trabalho de Conclusão e da Banca
- Responsável: Secretaria do PPG
- Sistema: SIGPós
- Procedimentos:
- Vinculação do trabalho ao(à) estudante;
- Cadastro da banca de avaliação;
- Inclusão da Ata de Defesa assinada, em formato PDF.
4. Alteração de status do(a) mestrando(a) para “Concluinte”
- Responsável: Secretaria do PPG
- Sistema: SIGPós
5. Envio da versão corrigida/definitiva da Dissertação
- Responsável: Mestrando(a)
- Sistema: Portal da Pós-Graduação
- Tutorial disponível: (link)
6. Aprovação da versão definitiva da Dissertação
7. Liberação do trabalho para acesso público (quando necessário)
- Responsável: Coordenação do PPG
- Sistema: SIGPós
- Observação: Esta etapa só é necessária quando o trabalho não tiver sido liberado como público pelo(a) orientador(a).
8. Aprovação institucional final do trabalho
- Responsável: Secretaria do PPG
- Sistema: SIGPós
9. Alteração de status para “Apto(a) para Diplomação”
- Responsável: Secretaria do PPG
- Sistema: SIGPós
10. Abertura e instrução do Processo de Diplomação
- Responsável: Secretaria do PPG
- Sistema: SEI/UFMS
Em regra, os documentos já integram o dossiê do(a) mestrando(a). Caso necessário, a Secretaria poderá solicitar complementação dos seguintes itens:
- RG
- CPF
- Certidão de Nascimento ou Casamento
- Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação (quando aplicável)
- Certidão de Quitação Eleitoral
- Histórico Escolar da Graduação
- Diploma de Graduação
- Ata de Defesa de Mestrado
- Histórico Escolar do PPGPsico (atualizado)
- Despacho para SERED/DIGAB
Emissão do Diploma
Após o envio do processo, o diploma digitalmente assinado ficará disponível para download em aproximadamente 20 dias.
O(a) egresso(a) deverá acessar o Portal da Pós-Graduação, realizar a autenticação com suas credenciais (Passaporte UFMS ou gov.br) e, no menu “Vínculos com Cursos”, selecionar a opção de emissão de documentos, conforme ilustrado no tutorial disponível no link.

