Docentes

Linha de Pesquisa 1: PROCESSOS PSICOLÓGICOS: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

 

ALEXANDRE JOSÉ DE SOUZA PERES

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre e doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Atua nas áreas de psicometria, avaliação psicológica e educacional, psicologia da personalidade, ciência de dados e avaliação de políticas públicas. É coordenador do Laboratório de Psicometria, Avaliação Psicológica e Educacional (LabPAPE) e lidera pesquisas sobre evidências de validade de instrumentos psicológicos e educacionais, uso de inteligência artificial e processamento de linguagem natural em psicologia da personalidade e desenvolvimento de modelos autóctones do léxico brasileiro da personalidade.

E-mail: alexandre.peres@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4285182104143757

ANA KARLA SILVA SOARES

Graduação e mestrado em Psicologia e doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sua atuação tem sido no âmbito da Psicologia Social e Avaliação Psicológica (Psicometria). Dedica-se a temáticas como: valores humanos, atitudes frente ao futuro, fenômeno do impostor, perfeccionismo e procrastinação em amostra de adultos e crianças e análises de dados quantitativos e qualitativos.

E-mail: karla.soares@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0755911963095862

ANTÔNIO CARLOS DO NASCIMENTO OSÓRIO

Graduação em Pedagogia e em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pesquisa e orienta nas problematizações: Educação e Psicologia por intermédio das práticas sociais, culturais, pedagógicas e do Sujeito. Relações políticas (poderes e saberes) na constituição do sujeito, da sociedade, do Estado e das instituições. Sujeições, concessões e o adoecimento.

E-mail: antonio.osorio@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3080516750236752

CAROLINI CÁSSIA CUNHA

Graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de pesquisa na Università di Roma La Sapienza (Itália). Desenvolve pesquisas sobre História da Psicologia, processos de construção, recepção e institucionalização dos saberes psicológicos e seus impactos para a Psicologia como ciência e profissão. Coordena estudos sobre a repercussão da trajetória de Violet Gibson na imprensa brasileira e sobre o discurso da Psicologia a respeito da assistência à infância em periódicos científicos. 

E-mail: carolini.cunha@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6062613089372146

JUCIMARA ZACARIAS MARTINS

Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestrado em Psicologia pela UCDB, doutorado em Psicologia pela Universidade de São Francisco (USF). Desenvolve pesquisas em Avaliação Psicológica, Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva, com foco em bem-estar subjetivo e psicológico, qualidade de vida no trabalho e estresse. Coordena projetos envolvendo profissionais da segurança pública e universitários, utilizando intervenções positivas e ensaios clínicos randomizados para promoção do bem-estar. Atua também em estudos sobre rastreio de saúde mental pós-pandemia e relações entre bem-estar, ansiedade e depressão.

E-mail: adm.jucimara@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1443099488736387

LUANA GRASIELE LUCA

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Atua nas áreas de Avaliação Psicológica, Psicologia Positiva e Psicologia da Saúde, com interesse em bem-estar, uso de substâncias e saúde mental no contexto universitário. Coordena pesquisas sobre a contribuição da avaliação pericial em casos de violência contra crianças e adolescentes e sobre a relação entre uso de substâncias e quadros psicopatológicos em universitários. Tem experiência com orientação profissional, desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação psicológica.

E-mail: luana.luca@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0243942712825294

LUCAS FERRAZ CÓRDOVA

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Psicologia e doutorado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Atua na área de Análise do Comportamento, com ênfase em comportamento verbal, filosofia do Behaviorismo Radical e relações entre linguagem, contexto e explicação científica. Coordena projetos sobre determinantes ambientais e históricos do comportamento de explicar, investigando variáveis que afetam o estabelecimento e manutenção do repertório verbal, bem como estudos experimentais envolvendo treino de operantes verbais, história de reforçamento e efeitos de audiências sobre o discurso explicativo.

E-mail: lucas.cordova@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9946574378892407

WEINY CÉSAR FREITAS PINTO

Graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Uberlândia (FCU), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas áreas de História da Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase na tradição francesa, filosofia da subjetividade, filosofia da psicanálise e epistemologia das ciências humanas. Coordena pesquisas sobre epistemologia das ciências humanas e sobre o papel do vitalismo na história e na teoria da psicanálise, buscando propor uma abordagem renovada para a clínica freudiana e para o estatuto teórico das ciências humanas no contexto contemporâneo.

E-mail: weiny.freitas@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1411304686102041

 

Linha de Pesquisa 2: PROCESSOS PSICOLÓGICOS E SUAS DIMENSÕES SOCIOCULTURAIS
ALEXANDRA AYACH ANACHE

Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Atua nas áreas de Psicologia do Ensino e da Aprendizagem e Avaliação Psicológica, com foco em educação especial, deficiência intelectual, aprendizagem desenvolvimental e educação inclusiva. Coordena pesquisas voltadas à produção de sistemas psicoeducativos para favorecer a aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas, à formação continuada de professores para educação inclusiva e à análise de processos avaliativos no contexto da Educação Especial. Participa de projetos que investigam políticas afirmativas na pós-graduação e os impactos psicossociais da pandemia na saúde mental da comunidade universitária.

E-mail: alexandra.anache@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4480521042611530

ARMANDO MARINO FILHO

Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Doutorado em andamento em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desenvolve pesquisas fundamentadas no Materialismo Histórico-Dialético e na Psicologia Histórico-Cultural, com foco na organização da atividade de estudo, motivação e desenvolvimento psicológico de estudantes. Coordena projeto sobre sofrimento psicológico em alunos do ensino fundamental e implicações da organização da aula para a orientação psicológica.

E-mail: armando.marino@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5655607305392046

BRANCA MARIA DE MENESES

Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua nas áreas de Psicologia Social, Psicologia do Trabalho e Educação Inclusiva, investigando relações entre subjetividade, trabalho e violência. Coordena e participa de pesquisas sobre preconceito, bullying, autoritarismo e violência escolar, com base na Teoria Crítica e na Psicanálise, analisando a formação de indivíduos e as formas de discriminação em contextos educacionais e de trabalho, integrando análises qualitativas e quantitativas e comparações nacionais e internacionais.

E-mail: brancameneses@yahoo.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1759419019088972

FERNANDO FALEIROS DE OLIVEIRA

Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela UCDB. Atua nas áreas da História da Psicologia no Brasil, Psicologia Social do Trabalho e Saúde do Trabalhador, com interesse nos fatores psicossociais, capacidade para o trabalho e qualidade de vida profissional. Coordena pesquisas sobre saúde mental de trabalhadores bancários, história e desenvolvimento do trabalho em Psicologia no Brasil, valores e ética profissional na lusofonia e desafios para a interiorização universitária. Desenvolve estudos sobre violência no trabalho, assédio e saúde emocional em contextos organizacionais, com ênfase na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis.

E-mail: fernandofaleiros@id.uff.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5637287680266251

GILSON GOMES COELHO

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestrado em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desenvolve pesquisas sobre população em situação de rua, uso de drogas, processos afetivos e representações sociais, além de estudos sobre LGBTfobia e políticas públicas voltadas a pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade. Tem experiência em Psicologia Social dos Afetos, saúde mental de trabalhadores e análise de narrativas jornalísticas sobre violência e exclusão social.

E-mail: gilson.gomes@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6859345388384152

JACY CORREA CURADO

Graduada em Psicologia pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), mestre em Women and Development pelo International Institute of Social Studies (ISS – Holanda), mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua na área de Psicologia Social, pesquisando violência de gênero, ciclo de vida das mulheres, desigualdades sociais e diversidade humana e desenvolve estudos interseccionais com comunidades de mulheres em situação de vulnerabilidade, articulando perspectivas críticas e construcionistas.

E-mail: jacy.curado@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0669496180947551

JEFERSON CAMARGO TABORDA

Graduação em Psicologia, mestrado em Psicologia da Saúde e doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atua em Psicologia Social e da Saúde, pesquisando saúde coletiva, configurações familiares, marcadores sociais da diferença e relações entre corpo, território e cidade. Coordena o projeto Psicologia, Dispositivos e Micropolíticas, voltado a intervenções psicossociais interseccionais inspiradas nos estudos foucaultianos. Desenvolveu pesquisas sobre intersecções entre gênero, classe e raça/etnia nos modos de circulação em espaços públicos e sobre a revelação da homoafetividade no contexto familiar.

E-mail: jeferson.taborda@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0631132223013537

REJANE DE AQUINO SOUZA

Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas sobre preconceito, violência escolar, bullying e educação inclusiva bilíngue de surdos. Coordena projeto sobre formação continuada de professores para a educação inclusiva do aluno surdo.

E-mail: rejane.aquino-souza@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5150018811557216

RENATA BELLENZANI

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Medicina Preventiva / Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da USP (FM/USP). Temas e Áreas de interesse: determinação social do processo saúde-doença, vulnerabilidade em saúde e direitos humanos, sofrimento psíquico, saúde mental e rede de atenção psicossocial, atenção primária em saúde/estratégia saúde da família, prevenção e cuidado em HIV/Aids, fundamentos em psicologia histórico-cultural e psicologia social para a Saúde Coletiva.

E-mail: renata.bellenzani@ufpr.br / renatabellenzani@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5545222663436009

SONIA DA CUNHA URT

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua na interface entre Psicologia e Educação, com pesquisas sobre identidade, aprendizagem, constituição do sujeito em espaços educativos e profissionais, memória, identidade da Psicologia Escolar/Educacional, políticas públicas, diversidade e processos de inclusão e exclusão sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural.

E-mail: sonia.urt@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5338193871900977

TIAGO RAVANELLO

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua nas áreas de Psicanálise, Epistemologia e Linguagem, investigando articulações entre o campo freudo-lacaniano, teorias da linguagem e produções discursivas. Coordena o projeto Psicanálise, Epistemologia e Linguagem: possibilidades de articulação e desenvolve pesquisas sobre conceitos fundamentais da psicanálise, cultura, arte e clínica.

E-mail: tiago.ravanello@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0304876568693427

VANESSA CATHERINA NEUMANN FIGUEIREDO

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestrado em Sociologia pela UNESP, Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas áreas de Psicodinâmica e Sociologia do Trabalho, Saúde Coletiva e Saúde Mental, pesquisando sofrimento psíquico, desemprego, prazer e sofrimento no trabalho, políticas públicas e gênero. Coordena estudos sobre sofrimento psíquico na pós-pandemia e patologias sociais no contexto universitário, além de integrar projeto sobre política educacional e reestruturação do trabalho docente.

E-mail: vanessa.figueiredo@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6692253887891002

ZAIRA DE ANDRADE LOPES

Graduação em Psicologia pelas Faculdades Unidas Católicas de Matogrosso (FUCMT), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em  Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas na Teoria das Representações Sociais, abordando gênero, diversidade sexual, violência e desigualdades sociais. Coordena o projeto Saberes e fazeres da Psicologia Social, voltado à reflexão e intervenção psicossocial, com ênfase em direitos humanos e transformação social.

E-mail: zaira.lopes@ufms.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7872582724663795