Descrição dos Projetos de Pesquisa dos Orientadores 2026/1
PROCESSO SELETIVO – MESTRADO EM PSICOLOGIA 2026/1
LISTA DE ORIENTADORES
Linha de Pesquisa – Processos Psicológicos: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
- Ana Karla Silva Soares
- Carolini Cássia Cunha
- Jucimara Zacarias Martins
- Luana Grasiele Luca
- Lucas Ferraz Córdova
- Weiny César Freitas Pinto
Linha de Pesquisa – Processos Psicológicos e suas Dimensões Socioculturais
- Alexandra Ayach Anache
- Armando Marino Filho
- Branca Maria de Meneses
- Fernando Faleiros de Oliveira
- Gilson Gomes Coelho
- Jacy Corrêa Curado
- Jeferson Camargo Taborda
- Rejane de Aquino Souza
- Renata Bellenzani
- Sonia da Cunha Urt
- Tiago Ravanello
- Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
Linha de Pesquisa – Processos Psicológicos: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
Ana Karla Silva Soares: O pré-projeto de mestrado a ser submetido para orientação da Profa. Ana Karla Silva Soares deverá alinhar-se à área de Fundamentos e Medidas em Psicologia e Psicologia Social Psicológica, tendo como tema central os Comportamentos e Atitudes frente à Inteligência Artificial (IA), articulado com Personalidade, Valores Humanos, Fenômeno do Impostor, Saúde Psicológica e Comportamentos no ambiente eletrônico. Esperam-se propostas cujos objetivos incluam: (1) construção e/ou adaptação de escalas; (2) avaliação de relações entre variáveis; e/ou (3) aplicação de métodos inferenciais com testagem de modelos teóricos. A metodologia deverá contemplar estudos quantitativos, transversais, exploratórios, descritivos e/ou correlacionais, com análises computadorizadas (modelagem, estimativas e testes estatísticos). São prioritários projetos que mantenham a IA como eixo integrador, especialmente na interface com Personalidade, Saúde Psicológica e Fenômeno do Impostor; temas correlatos serão aceitos desde que devidamente justificados e vinculados ao tema central. Voltar para o início.
Carolini Cássia Cunha: O pré-projeto para a prof. Carolini Cássia Cunha deve estar articulado à uma das seguintes áreas de pesquisa: história da Psicologia; história dos saberes psicológicos, políticas públicas para infância e adolescência; institucionalização da infância e adolescência; saúde mental e Reforma Psiquiátrica; interface entre gênero e Psicologia; psicanálise e história; psicanálise e instituições, psicanálise e constituição subjetiva e atravessamentos contemporâneos na psicanálise. A metodologia esperada pode ser teórica, de estudo histórico, ou empírica qualitativa. Voltar para o início.
Jucimara Zacarias Martins: O pré-projeto de pesquisa a ser inscrito para a orientação da Profa. Dra. Jucimara Zacarias Martins deve estar articulado às seguintes áreas de pesquisas: 1) Avaliação Psicológica: construção e adaptação de instrumentos 2) Validação empírica de intervenções psicológicas a interface com a Psicologia Positiva voltadas para populações específicas: segurança pública, população neurodivergente e grupos clínicos. Além disso, poderão ser aceitos pré-projetos que contemplam apenas as áreas de pesquisas informadas acima, com métodos quantitativos, qualitativos e/ou mistos. Voltar para o início.
Luana Grasiele Luca: O pré-projeto de mestrado a ser submetido para orientação da Profa. Dra. Luana Grasiele Luca deverá alinhar-se à área de Fundamentos e Medidas em Psicologia e à subárea de Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde. As propostas deverão articular-se a uma ou mais das seguintes linhas temáticas: (1) avaliação de competências socioemocionais; (2) construção, adaptação e estudos psicométricos de instrumentos psicológicos; e/ou (3) investigação de relações entre variáveis psicológicas e contextuais. A docente tem interesse em estudos voltados à saúde mental no contexto universitário, especialmente aqueles que abordem fatores de risco e proteção, competências socioemocionais e processos de avaliação psicológica em populações jovens e adultas. A metodologia deverá contemplar estudos quantitativos, de caráter transversal, exploratório, descritivo e/ou correlacional. Temas correlatos serão aceitos desde que devidamente justificados e vinculados ao tema central. Voltar para o início.
Lucas Ferraz Córdova: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Lucas Ferraz Córdova deve estar relacionado com a investigação empírica sobre comportamento verbal a partir de um viés analítico comportamental. Dentro desse tema o pré-projeto deve estar alinhado com uma das seguintes linhas de pesquisa: 1) aprendizagem de operantes verbais (e.g. tato, mando, intraverbal). Nesta linha, a partir de delineamentos metodológicos experimentais são investigados a amplitude do que se aprende a partir de treinos verbais. Independência funcional entre operantes verbais e a reversibilidade de relações intraverbais são exemplos de estudos conduzidos; 2) comportamento verbal explicativo. Nesta linha o comportamento de explicar é avaliado empiricamente. Nos estudos conduzidos os sujeitos de pesquisa são colocados diante de situações às quais eles são solicitados de construir explicações, o comportamento de explicar é então submetido à análise funcional com o objetivo de compreender as fontes de controle deste tipo de comportamento. Voltar para o início.
Weiny César Freitas Pinto: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Weiny César Freitas Pinto deve estar relacionado à pesquisa em Fundamentos e Medidas em Psicologia, com foco em História, Teorias e Sistemas em Psicologia. Temas de pesquisa: Epistemologia das ciências humanas/psicologia/psicanálise; Filosofia da Psicanálise; Teoria Psicanalítica. São esperados pré-projetos de pesquisa teórica, com ênfase no aporte do pensamento filosófico, principalmente filosofia moderna e contemporânea. Quanto ao delineamento metodológico, podem ser propostas pesquisas conceituais, históricas, e de traduções de textos clássicos e contemporâneos. Voltar para o início.
Linha de Pesquisa – Processos Psicológicos e suas Dimensões Socioculturais
Alexandra Ayach Anache: O pré-projeto de pesquisa a ser inscrito para a orientação da Prof, Alexandra Ayach Anache deve estar articulado às seguintes pesquisas: 1) Processos avaliativos de pessoas com deficiência na perspectiva histórico-cultural; 2) Processos de aprendizagem na perspectiva da teoria histórico-cultural do público da educação especial; 3)Estudos sobre métodos empregados nos processos educacionais junto aos estudantes com deficiência que estão em situação de dificuldades para desenvolver o pensamento teórico, analisando problemas, êxitos e desafios pertinentes aos processos didático-pedagógicos identificados; 4) · Estudar a relação entre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e o desenvolvimento subjetivo, no processo de formação do pensamento teórico em estudantes com deficiência intelectual e que apresentam outras dificuldades no processo de escolarização; 5) Processos de avaliação psicológica de estudantes com autismo para subsidiar a aprendizagem e o desenvolvimento. 6) Atuação da Psicologia Escolar e Educacional na Escola na perspectiva da Educação Inclusiva. Voltar para o início.
Armando Marino Filho: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Armando Marino Filho deve estar relacionado à área de Processos Psicológicos e suas Dimensões Socioculturais, com foco nos seguintes temas: Atividade de Estudo no ensino fundamental; Teoria e prática da psicologia escolar; Desenvolvimento da Personalidade; Processos afetivos, emocionais e cognitivos do desenvolvimento psíquico; Desenvolvimento do pensamento conceitual; Sofrimento psicológico de estudantes e/ou professores. Espera-se projetos cujos objetivos principais envolvam a (1) compreensão do desenvolvimento e processos cognitivos na atividade de estudo, (2) compreensão do sofrimento psicológico na atividade escolar, (3) compreensão do desenvolvimento da personalidade do estudante, (4) a Teoria da Atividade e Psicologia Histórico-Cultural para compreensão do sistema psíquico e seus processos funcionais. A metodologia de pesquisa deve se pautar nos fundamentos do Materialismo Histórico e Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural, tanto para a fundamentação teórica quanto para a análise dos dados. Serão aceitos pré-projetos que tenham afinidade com as temáticas propostas e os fundamentos teóricos. Voltar para o início.
Branca Maria de Meneses: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação da Profa. Branca Maria de Meneses deve estar articulado às seguintes pesquisas. 1- Saúde Mental e Trabalho, com questões relacionadas a racionalidade do trabalho – sociedade administrada – e adoecimento, a gestão como sofrimento psíquico; prazer e sofrimento psíquico no trabalho / trabalho e afeto; preconceito, assédio moral, assédio sexual – a violência nas relações de trabalho. De modo geral, os temas indicados abarcam objetivos afeitos a dinâmica das relações de trabalho, suas contradições e as consequências para a vida de quem trabalha. 2- Bullying e Preconceito: distinções e relações (pesquisa realizada junto a outras universidades brasileiras, e tem como coordenador geral o prof. J. Leon Crochíck). Os objetivos desse projeto implica em distinguir as duas formas de violência escolar (bullying e preconceito) e relacioná-las com distintos tipos de personalidade. Os estudos dos projetos devem ser desenvolvidos a partir de literatura especializada, e análises fundamentadas nos estudos dos pensadores da Escola de Frankfurt/ Teoria Crítica da Sociedade. Para as pesquisas, concordamos com propostas de natureza qualitativa e quantitativa, relacionadas aos temas indicados. Voltar para o início.
Fernando Faleiros de Oliveira: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Fernando deve estar relacionado à área de Processos Psicológicos e suas Dimensões Socioculturais, com ênfase nas perspectivas psicossociológicas e nos seguintes temas – 1) Saúde Mental e Trabalho – estresse ocupacional, burnout, assédio, capacidade para o trabalho, contexto e conteúdo do trabalho, fatores psicossociais do trabalho, saúde do trabalhador e da trabalhadora (vigilância – promoção, prevenção e redução de riscos) e tópicos específicos; 2) Psicologia Organizacional e do Trabalho – processos de trabalho, cultura e clima organizacional, qualidade de vida no trabalho, práticas em psicologia e gestão de pessoas (recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho); 3) Psicologia Ciência e Profissão – o trabalho em psicologia, valores e perspectivas éticas para atuação profissional, organização político-profissional da Psicologia no Brasil. Podem ser propostas pesquisas de natureza quantitativa, qualitativa e de métodos mistos. Voltar para o início.
Gilson Gomes Coelho: Desenvolve pesquisas sobre práticas comunitárias/educativas e desigualdades sociais no contexto latino-americano e brasileiro, além de estudos sobre LGBTfobia, saúde mental e políticas públicas. Voltar para o início.
Jacy Corrêa Curado: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação da prof. Dra. Jacy Curado deve estar relacionado à pesquisa “Ciclo de Vida das Mulheres em uma perspectiva Psicossocial e Interseccional” dialogando com as áreas de Estudos de Mulheres em uma perspectiva de gênero, Psicologia Social em uma abordagem crítica do Construcionismo Social e Epistemologias Feministas. A metodologia prioritária são as qualitativas, como história oral, processos grupais, entrevistas, documentos de domínio público e análise de discurso da linguagem em ação. O objeto de estudo preferencial são “mulheres” em uma perspectiva de gênero em contextos patriarcais. Temas como desigualdades de gênero, trabalho da mulher, sexualidade, solidão, solitude, solteirice, envelhecimento, vulnerabilidade social, violência de gênero entre outros afins. Voltar para o início.
Jeferson Camargo Taborda: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Jeferson Taborda deve estar relacionado à pesquisa em curso intitulada “Psicologia, dispositivos e micropolíticas: intervenções psicossociais em articulação com as interseccionalidades” com temáticas articuladas ao campo da psicologia social e/ou psicologia da saúde. Em relação à psicologia social, são esperados temas como preconceito e discriminação contra grupos vulneráveis; direitos humanos e intersecções de gênero, raça, étnico-racial e classe; micropolítica das emoções; articulações entre o corpo, território e cidade. Em relação à psicologia da saúde: saúde coletiva; saúde mental; autolesão e/ou suicídio; processos de subjetivação nos modos de sofrimento. São esperados pré-projetos de natureza qualitativa, psicossocial e crítica, podendo ter como delineamento metodológico, por exemplo, entrevistas, estudos de caso, análise do discurso ou etnografia digital. A efetivação da orientação implica na participação ativa no grupo de pesquisa (CNPQ) “Pesquisar nas Diferenças: Psicologia, Processos de Subjetivação, Saúde e Sociedade”, cujo enfoque são leituras e estudos da perspectiva Pós-Estruturalista. Além dos temas citados poderão ser aceitos pré-projetos que abordem temas correlacionados com os tópicos descritos, desde que justificados. Voltar para o início.
Rejane de Aquino Souza: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação da Prof.ª Rejane de Aquino Souza deve estar vinculado a uma das seguintes áreas: Psicologia Educacional; Psicologia do Desenvolvimento Humano; ou Psicologia Social. As possibilidades temáticas do pré-projeto, a ser desenvolvido a partir da Teoria Crítica da Sociedade, são: estudos surdos, especialmente relacionados à educação bilíngue de surdos que sinalizam; movimentos inclusivos, sociais ou educacionais, com foco em pessoas com deficiência e neurodivergência; preconceitos e suas implicações sociais ou educacionais; ou violência escolar em suas diferentes manifestações e contextos. Em termos metodológicos, podem ser propostos estudos qualitativos e/ou quantitativos. Voltar para o início.
Renata Bellenzani: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito pelo candidato/a à orientação da Profa. Renata Bellenzani, deve estar relacionado à temática de saúde das mulheres moradoras de Campo Grande que estão em condição de migrantes e/ou refugiadas, e que têm no SUS, na Atenção Primária em Saúde, a porta de entrada para o atendimento de suas necessidades em saúde. A ênfase da investigação é na saúde sexual e reprodutiva e na saúde mental dessas mulheres, levando em conta os modos de vida comunitários, as condições sociais mais amplas, e as condições particulares que envolvem os processos migratórios, de refúgio e de moradia em regiões de fronteiras, que geram conjuntamente os determinantes sociais dos processos saúde-doença-cuidado deste segmento populacional. Esse será um recorte temático dentro de um projeto maior em curso coordenado pelo PPG Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), sob responsabilidade da profa. Luciane Pinho, em sua linha de investigação: “Políticas públicas de saúde para mulheres e crianças, fronteira, migração e refúgio.” A profa. Renata integra a equipe de pesquisa e possui uma vaga a ser preenchida para uma orientação de mestrado vinculada a essa linha/projeto. Serão levados em conta critérios como: familiaridade e/ou inserção dos/as candidatos/as na rede de saúde ou das políticas sociais municipais ou estaduais que atendem esse perfil de mulheres; demonstração no pré-projeto apresentado de que o candidato buscou bibliografias sobre o tema principal e as articulou em sua proposta de investigação; a proposição criativa de um objetivo de pesquisa para o estudo da dissertação bem conectado ao tema proposto; a descrição e defesa de propostas metodológicas alinhadas ao escopo de pesquisas em comunidades, pesquisa-ação e pesquisa-participante, podendo agregar técnicas qualitativas e quantitativas. Voltar para o início.
Sonia da Cunha Urt: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação da Profa. Sônia Urt deve se enquadrar na interface Psicologia e Educação, principalmente nos seguintes temas: Identidade, Aprendizagem, Constituição do Sujeito em Espaços Educativos e Profissionais. Estudos sobre Memória. Estudos sobre a Identidade da Psicologia Escolar/Educacional. Contornos e Possibilidades sob o Enfoque das Políticas Públicas/Aporte da Psicologia Histórico-Cultural. Aspectos da Diversidade e da Inclusão e Exclusão sob o olhar da Educação e da Psicologia. Voltar para o início.
Tiago Ravanello: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Tiago Ravanello deve estar relacionado a temas da intersecção entre teoria e clínica psicanalítica de orientação lacaniana. São esperados pré-projetos que circulem em torno de três temáticas gerais: 1) demandas clínicas contemporâneas e a produção conceitual de artifícios clínicos no universo teórico lacaniano; 2) questões relativas ao sofrimento psíquico nas universidades, levando em consideração a criação de dispositivos de escuta ampliados e como eles questionam aspectos conceituais da psicanálise lacaniana; 3) a retomada de conceitos fundamentais da teoria e clínica psicanalítica na interface entre a obra de Lacan e teorias da linguagem, especialmente no que diz respeito à crítica de racionalidades diagnósticas e aos excessos da medicalização dos afetos. Voltar para o início.
Vanessa Catherina Neumann Figueiredo: O pré-projeto de mestrado a ser submetido para orientação da Profa. Vanessa Catherina Neumann Figueiredo deverá alinhar-se à área de Psicologia Social do Trabalho e Psicodinâmica do Trabalho. São esperados pré-projetos que circulem em torno de três temáticas gerais: 1) Saúde mental de trabalhadores/as em situação de desemprego e de precarização; 2) Patologias sociais e adoecimento docente (workaholismo, assédio moral, readaptação); 3) Trabalho, gênero e migração; 4) trabalho plataformizado e produtivismo. Voltar para o início.

