Descrição dos Projetos de Pesquisa dos Orientadores
PROCESSO SELETIVO – MESTRADO EM PSICOLOGIA 2025/1
EDITAL Nº 471/2024 – PROPP/UFMS
LISTA DE ORIENTADORES
Linha de Pesquisa – Processos Psicológicos: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
- Alexandre José de Souza Peres
- Ana Karla Silva Soares
- Antônio Carlos do Nascimento Osório
- Lucas Ferraz Córdova
- Weiny César Freitas Pinto
Linha de Pesquisa – Processos Psicológicos e suas Dimensões Socioculturais
- Alexandra Ayach Anache
- Branca Maria de Meneses
- Jeferson Camargo Taborda
- Renata Bellenzani
- Sonia da Cunha Urt
- Tiago Ravanello
Linha de Pesquisa – Processos Psicológicos: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
Alexandre José de Souza Peres: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Alexandre Peres deve estar relacionado à pesquisa em Fundamentos e Medidas em Psicologia e Educação, com foco em um dos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Avaliação Educacional ou Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais e Políticas Públicas. São esperados pré-projetos de natureza quantitativa, voltados a um dos seguintes objetivos: (i) construção, adaptação e/ou validação de instrumentos de avaliação psicológica ou educacional, com ênfase na validade, confiabilidade e utilidade dos instrumentos, utilizando técnicas psicométricas; (ii) aplicação de métodos psicométricos para a construção de indicadores sociais; (iii) aplicação de métodos inferenciais para o monitoramento e a avaliação de programas sociais; ou (iv) ciência de dados e inteligência artificial em interface com a psicologia e as ciências cognitivas. Quanto ao delineamento metodológico, podem ser propostos estudos correlacionais, transversais, longitudinais, experimentais ou quasi-experimentais, com foco na investigação de relações entre variáveis e no desenvolvimento de modelos explicativos para fenômenos psicológicos e educacionais, ou em áreas correlatas ao pré-projeto. Em avaliação psicológica, são valorizados temas relacionados à personalidade, inteligência e outros construtos de interesse em áreas como Psicologia da Educação, Psicologia Organizacional e Psicologia Social. Em avaliação educacional, temas relacionados à avaliação da aprendizagem, testagem educacional em larga escala e avaliação de competências socioemocionais na Educação Básica e Superior são prioritários. Em monitoramento e avaliação de programas e políticas, são valorizados projetos relacionados à educação, embora outros temas de relevância social, como segurança pública e saúde, também possam ser apresentados. Voltar para o início.
Ana Karla Silva Soares: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação da Profa. Ana Karla Silva Soares deve estar relacionado à área de Fundamentos e Medidas em Psicologia e Psicologia Social Psicológica, com foco nos seguintes temas: Personalidade, Valores Humanos, Fenômeno do Impostor, Saúde Psicológica e Comportamentos no ambiente eletrônico. Estima-se projetos cujos objetivos principais envolvam a (1) construção e/ou adaptação de escalas, (2) avaliação de relações entre variáveis e/ou (3) aplicação de métodos inferenciais (e.g., testagem de modelos teóricos). A metodologia de pesquisa deve considerar estudos quantitativos, transversais, exploratórios, descritivos e/ou correlacionais. Para análise de dados almeja-se o emprego de métodos computadorizados. Os temas prioritários incluem Valores Humanos, Personalidade e Saúde Psicológica. No entanto, serão aceitos pré-projetos que abordem temas correlacionados com esses tópicos prioritários, desde que devidamente justificados no contexto do estudo proposto. Voltar para o início.
Antônio Carlos do Nascimento Osório: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Antonio Carlos do Nascimento Osório deve estar relacionado e deve ter um evento-tema de investigação que apresente revisão teórica e metodológica e delimitação, a partir dos referenciais de MIchel Foucault. como possibilidades de ferramentas para produção do conhecimento, em suas mais distintas abordagens, problematizações, achados e aproximações, pelas experiências e práticas de pesquisa elaboradas e operacionalizadas, que extrapolam fronteiras e institucionalidades de apreensões de saberes contra históricos atravessados pelos territórios das epistemologias Foucaultianas e as práticas sociais exercidas operadas pelas culturas circulantes na sociedade nos limites e possibilidades de apropriação de temas relacionados ao adoecimento, as práticas sociais e institucionais, nas relações de sujeito e sujeição. Voltar para o início.
Lucas Ferraz Córdova: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Lucas Ferraz Córdova deve estar relacionado com a investigação empírica sobre comportamento verbal a partir de um viés analítico comportamental. Dentro desse tema o pré-projeto deve estar alinhado com uma das seguintes linhas de pesquisa: 1) aprendizagem de operantes verbais (e.g. tato, mando, intraverbal). Nesta linha, a partir de delineamentos metodológicos experimentais são investigados a amplitude do que se aprende a partir de treinos verbais. Independência funcional entre operantes verbais e a reversibilidade de relações intraverbais são exemplos de estudos conduzidos; 2) comportamento verbal explicativo. Nesta linha o comportamento de explicar é avaliado empiricamente. Nos estudos conduzidos os sujeitos de pesquisa são colocados diante de situações às quais eles são solicitados de construir explicações, o comportamento de explicar é então submetido à análise funcional com o objetivo de compreender as fontes de controle deste tipo de comportamento. Voltar para o início.
Weiny César Freitas Pinto: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Weiny César Freitas Pinto deve estar relacionado à pesquisa em Fundamentos e Medidas em Psicologia, com foco em História, Teorias e Sistemas em Psicologia. Temas de pesquisa: Epistemologia das ciências humanas/psicologia/psicanálise; Filosofia da Psicanálise; Teoria Psicanalítica. São esperados pré-projetos de pesquisa teórica, com ênfase no aporte do pensamento filosófico, principalmente filosofia moderna e contemporânea. Quanto ao delineamento metodológico, podem ser propostas pesquisas conceituais, históricas, e de traduções de textos clássicos e contemporâneos. Voltar para o início.
Linha de Pesquisa – Processos Psicológicos e suas Dimensões Socioculturais
Alexandra Ayach Anache: O pré-projeto de pesquisa a ser inscrito para a orientação da Prof, Alexandra Ayach Anache deve estar articulado às seguintes pesquisas: 1) Processos avaliativos de pessoas com deficiência na perspectiva histórico-cultural; 2) Processos de aprendizagem na perspectiva da teoria histórico-cultural do público da educação especial; 3)Estudos sobre métodos empregados nos processos educacionais junto aos estudantes com deficiência que estão em situação de dificuldades para desenvolver o pensamento teórico, analisando problemas, êxitos e desafios pertinentes aos processos didático-pedagógicos identificados; 4) · Estudar a relação entre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e o desenvolvimento subjetivo, no processo de formação do pensamento teórico em estudantes com deficiência intelectual e que apresentam outras dificuldades no processo de escolarização; 5) Processos de avaliação psicológica de estudantes com autismo para subsidiar a aprendizagem e o desenvolvimento. 6) Atuação da Psicologia Escolar e Educacional na Escola na perspectiva da Educação Inclusiva. Voltar para o início.
Branca Maria de Meneses: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação da Profa. Branca Maria de Meneses deve estar articulado às seguintes pesquisas. 1- Saúde Mental e Trabalho, com questões relacionadas a racionalidade do trabalho – sociedade administrada – e adoecimento, a gestão como sofrimento psíquico; prazer e sofrimento psíquico no trabalho / trabalho e afeto; preconceito, assédio moral, assédio sexual – a violência nas relações de trabalho. De modo geral, os temas indicados abarcam objetivos afeitos a dinâmica das relações de trabalho, suas contradições e as consequências para a vida de quem trabalha. 2- Bullying e Preconceito: distinções e relações (pesquisa realizada junto a outras universidades brasileiras, e tem como coordenador geral o prof. J. Leon Crochíck). Os objetivos desse projeto implica em distinguir as duas formas de violência escolar (bullying e preconceito) e relacioná-las com distintos tipos de personalidade. Os estudos dos projetos devem ser desenvolvidos a partir de literatura especializada, e análises fundamentadas nos estudos dos pensadores da Escola de Frankfurt/ Teoria Crítica da Sociedade. Para as pesquisas, concordamos com propostas de natureza qualitativa e quantitativa, relacionadas aos temas indicados. Voltar para o início.
Jeferson Camargo Taborda: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Jeferson Taborda deve estar relacionado à pesquisa em curso intitulada “Psicologia, dispositivos e micropolíticas: intervenções psicossociais em articulação com as interseccionalidades” com temáticas articuladas ao campo da psicologia social e/ou psicologia da saúde. Em relação à psicologia social, são esperados temas como preconceito e discriminação contra grupos vulneráveis; direitos humanos e intersecções de gênero, raça, étnico-racial e classe; micropolítica das emoções; articulações entre o corpo, território e cidade. Em relação à psicologia da saúde: saúde coletiva; saúde mental; autolesão e/ou suicídio; processos de subjetivação nos modos de sofrimento. São esperados pré-projetos de natureza qualitativa, psicossocial e crítica, podendo ter como delineamento metodológico, por exemplo, entrevistas, estudos de caso, análise do discurso ou etnografia digital. A efetivação da orientação implica na participação ativa no grupo de pesquisa (CNPQ) Preconceito, Saúde e Sociedade – PreSaS, cujo enfoque são leituras e estudos da perspectiva Pós-Estruturalista. Além dos temas citados poderão ser aceitos pré-projetos que abordem temas correlacionados com os tópicos descritos, desde que justificados. Voltar para o início.
Renata Bellenzani: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito pelos candidatos à para orientação da Profa. Renata Bellenzani deve estar relacionado a seguinte pesquisa em curso: “A construção da “alta assistida” em saúde mental e da reinserção social de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. Trata-se de pesquisa-ação-participante de abordagem qualitativa que se desenvolve em Centros de Atenção Psicossocial dos estados do PR e MS (buscam-se pré-projetos candidatos ao PPG, que foquem os processos de trabalho dessa modalidade de serviço de saúde mental (CAPS de diferentes cidades), bem como seu perfil de usuários atendidos. O estudo propõe a construção de novas práticas (com sua caracterização e análise) no processo de trabalho, através da colaboração entre equipe de profissionais e pesquisadores de pós-graduação, com a participação ativa dos usuários dos CAPSs em 3 etapas: 1) Estabelecer um primeiro diagnóstico situacional (sobre concepções, práticas e desdobramentos em torno do modo como as alta dos usuários são realizadas atualmente; 2) Possibilitar espaços de reflexão e planejamento do trabalho de alta com foco nas necessidades sociais, psicológicas e de saúde integral dos usuários, nas potencialidades da equipe e no fortalecimento da rede SUS e intersetorial, para promoção de direitos e inserção educativa, comunitária e laboral; 3) Implementação de novas práticas em torno das altas do serviço, (fortalecendo a alta assistida e a alta interprofissional) e as análises de seus desdobramentos em nível institucional, dos casos atendidos e da política de saúde mental. Voltar para o início.
Sonia da Cunha Urt: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação da Profa. Sônia Urt deve se enquadrar na interface Psicologia e Educação, principalmente nos seguintes temas: Identidade, Aprendizagem, Constituição do Sujeito em Espaços Educativos e Profissionais. Estudos sobre Memória. Estudos sobre a Identidade da Psicologia Escolar/Educacional. Contornos e Possibilidades sob o Enfoque das Políticas Públicas/Aporte da Psicologia Histórico-Cultural. Aspectos da Diversidade e da Inclusão e Exclusão sob o olhar da Educação e da Psicologia. Voltar para o início.
Tiago Ravanello: O pré-projeto de mestrado a ser inscrito para orientação do Prof. Tiago Ravanello deve estar relacionado a temas da intersecção entre teoria e clínica psicanalítica de orientação lacaniana. São esperados pré-projetos que circulem em torno de três temáticas gerais: 1) demandas clínicas contemporâneas e a produção conceitual de artifícios clínicos no universo teórico lacaniano; 2) questões relativas ao sofrimento psíquico nas universidades, levando em consideração a criação de dispositivos de escuta ampliados e como eles questionam aspectos conceituais da psicanálise lacaniana; 3) a retomada de conceitos fundamentais da teoria e clínica psicanalítica na interface entre a obra de Lacan e teorias da linguagem, especialmente no que diz respeito à crítica de racionalidades diagnósticas e aos excessos da medicalização dos afetos. Voltar para o início.